Nascer em Casa

Resgatar a confiança no nascimento e na vida

Quem Somos?

Somos Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, vulgo parteiras, com vários anos de experiência.

Acreditamos no nascimento como um evento natural.

Acreditamos que ao respeitar as escolhas informadas das famílias que acompanhamos, a fisiologia do parto e honrando todas as vertentes das pessoas que acompanhamos, estamos a contribuir para um mundo melhor.

Unimo-nos pelo gosto em cuidar da pessoa durante a gravidez, parto e pós-parto. A empatia e facilidade em trabalhar em equipa motivou-nos a trabalhar juntas. 

Raquel Cajão

Nasci a 14 de Fevereiro de 1983, sou enfermeira desde 2002 e, desde 2014, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Parteira) e Mestre em Liberdade de Movimentos e Posicionamentos no Parto.  

Dedico-me exclusivamente ao acompanhamento de famílias que optam pelo parto domiciliar planeado em Portugal. 

Com mais de 10 anos de experiência e acompanhamento de mais de 350 famílias, a minha prática centra-se na preparação para o parto (individual e em grupo), assistência ao parto e cuidados pós-parto, com experiência na deteção e resolução de urgências e emergências obstétricas em casa, tanto na pessoa que pare como para o recém-nascido.

Possuo Mestrado em Liberdade de Movimentos e Posicionamentos no Parto e diversas certificações complementares que enriquecem a minha abordagem holística, incluindo massagem ayurvédica (Instituto de Medicina Chinesa em Lisboa), aromaterapia (Escola Raquel Costa), Rebozo ( com Naoli Vinaver), comunicação não violenta (com Luís Carvalho) e consultoria em amamentação (com Teresa Félix). 

A minha formação contínua inclui formações em Atendimento ao Parto Domiciliar Planeado (E.levar, 2023), Emergências Obstétricas (E.levar, 2024) e Spinning Babies (Maira Libertad, 2024).

Tive como mentores várias instituições e mestres que me inspiraram e orientam a profissional que sou hoje, nomeadamente: Barbara Harper, Nuria Vives, Anne Rossetti, Naoli Vinaver, Miriam Rego, Luís Carvalho, Teresa Félix.

Desenvolvi uma abordagem que valoriza a saúde, a autonomia e a escolha informada da mulher, acreditando que estas contribuem para um parto mais natural e empoderador. Encaro o nascimento como um momento único e transformador para a família e a sociedade e procuro criar um ambiente de confiança e respeito, onde a pessoa grávida se sinta segura e confiante para vivenciar o seu parto plenamente.

Sou mentora / consultora de profissionais que procuram iniciar o seu trabalho no parto em casa planeado, escrevi o livro “Parto em Casa Planeado e Executado em Portugal” e realizei o podcast “PartoàParte” com o Mário Santos, contribuindo assim para a disseminação de informação e o debate sobre o tema.

Sou Mãe.

Acredito que potenciar a saúde, a autonomia e a escolha informada e respeitada do indivíduo contribui para a naturalidade do nascimento. Acredito na capacidade inata da mulher para parir e concebo o nascimento como um momento único e transformador na vida da pessoa grávida, acompanhante(s) e da sociedade.

Fotografia por: Vanessa Raposo

Inês David

Nasci a 14 de Dezembro de 1986, sou enfermeira desde 2008, e terminei a especialidade em Saúde Materna e Obstétrica em 2018. Sou mãe de um menino desde 2015. Adorei estar grávida e tive uma experiência de parto positiva o que me levou a querer ajudar outras mulheres e casais nesta fase da vida, compartilhando o meu conhecimento e proporcionando apoio emocional e prático durante a gravidez, parto e pós-parto.

Ao longo do meu percurso profissional tive oportunidade de cuidar de mulheres em várias maternidades de Lisboa, públicas e privadas e nas diferentes fases do seu ciclo de vida. Nomeadamente, no Hospital Beatriz Ângelo, Hospital de Santa Maria, Hospital Cuf Descobertas e Hospital São Francisco Xavier. Sempre em contexto de serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia e sala de partos. Tendo já assistido e participado em centenas de partos e tendo adquirido bastante treino em urgências e emergências obstétricas.

Aprofundei conhecimentos de forma a prestar cuidados às mulheres de forma integral e humanizada, acompanhando-as em todas as fases da vida e garantindo o bem-estar e saúde feminina com competência e dedicação. Realço algumas formações que me permitem um atendimento de qualidade e especializado:

  • Workshop em Spinning Babies com Anna Maria Rossetti;
  • Parto Domiciliar Planeado pela  E.levar – Evidências Científicas em Obstetrícia;
  • Preparação para o parto/parentalidade, promoção do parto fisiológico e recuperação pós-parto, pela Uterus – Saúde Integrativa da Mulher;
  • Aromaterapia na gravidez e preparação para o paro, pela Escola de Aromaterapia Aroma e Sentidos;
  • Preparação aquática para o nascimento, pela Uterus – Saúde Integrativa da Mulher;
  • Conselheira em aleitamento materno, certificada pela UNICEF;
  • Reanimação neonatal pela ULS Santa Maria
  • Curso de Emergências Obstétricas pela ULS Santa Maria;
  • Atualmente a realizar uma Pós-graduação em Aleitamento Materno na Universidade Católica Portuguesa.

Estou apaixonada pelo acompanhamento de casais durante a gravidez, parto e pós-parto. Nada se compara ao conforto do lar, à liberdade durante o trabalho de parto e parto, sem restrições de alimentação e movimento e sempre com o apoio da família. Acredito que as mulheres sabem parir e quero muito devolver essa confiança às mulheres, fortalecendo a sua autonomia e promovendo uma experiência de parto mais natural e empoderadora.

Fotografia por: Bárbara Araújo

Sara Sousa

Nasci no Porto em 1978. Sou filha e neta de enfermeiros e mãe de 2 filhos. Vivi a experiência dos meus partos, duas cesarianas, com violência obstétrica. Foi a grande motivação para iniciar o meu caminho na área da saúde materna e na procura da mudança, pelo respeito da autonomia e dignidade da mulher. Sou enfermeira parteira desde 2010. Já trabalhei em vários contextos, como no bloco de partos e bloco operatório do Hospital São Francisco Xavier e no internamento de Medicina Materno fetal, da Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Atualmente, trabalho num Centro de Saúde no concelho da Amadora, onde faço vigilância a grávidas, puérperas e recém-nascidos sem médico ou enfermeiro de família. 

Interesso-me também pelo parto fisiológico e humanizado, proporcionando à mulher uma experiência positiva e feliz. Iniciei o acompanhamento de mulheres que desejam um parto domiciliar, em 2023. Tem sido um caminho muito gratificante e com vivências muito felizes.

Acompanho e oriento enfermeiros a realizar a especialidade de saúde materna e obstétrica, de várias escolas, na sua formação prática, em ensino clínico.

Na minha constante procura para me preparar e prestar mais e melhores cuidados, realizei também formação adicional em:

  • Aconselhamento em aleitamento materno, pelo IFE, certificado pela UNICEF;
  • Preparação aquática para o nascimento, pela Uterus – Saúde Integrativa da Mulher;
  • Parto domiciliar planeado, pela E.levar – Evidências Científicas em Obstetrícia;
  • Curso de urgências obstétricas e neonatais, pelo IFE;
  • Curso de formação de formadores em suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa, certificado pelo INEM, tendo sido formadora de mais de 1 centena de médicos e enfermeiros;
  • Curso de preparação para o nascimento, pelo IFE;
  • Curso Biomechanics for Birth | Biomecânica para o Parto com Molly O’Brien RM, BSC, AHBM, pela APEO;
  • Workshop Spinning Babies, com Maira Libertad;
  • Curso acupressão no trabalho de parto;
  • Curso aromaterapia no trabalho de parto, com Maira Libertad, Levatrice cursos
  • Formação em babywearing pela Bebé no pano;
  • Formação em direitos humanos na gravidez, parto e pós-parto, pela Ordem dos Enfermeiros;
  • Formação em contraceção de longa duração, pela Ordem dos Enfermeiros;
  • Encontro-me atualmente a frequentar uma pós-graduação em aleitamento materno pela Universidade Católica e uma formação sobre laserterapia no pós-parto.

A liberdade de movimentos e de expressão corporal, o respeito pela autonomia da mulher e o seu empoderamento na tomada de decisões, são valores essenciais e prioritários para mim. 

Estou empenhada em dar o meu contributo para mudar o cenário da saúde materna em Portugal. Num Portugal ideal, as grávidas teriam acesso universal e respeitoso à vigilância da gravidez, trabalho de parto e parto no local que desejassem e sem violência obstétrica, e um pós-parto respeitado e amplamente apoiado. No fundo, uma experiência de maternidade feliz.